Visitantes

quinta-feira, 21 de julho de 2011

HISTORIA DO BASQUETEBOL DE ITABERÁ - PARTE II

Nos Jogos Regionais de Sorocaba em 1998, tivemos o reforço de dois ex-atletas da equipe de Itararé, João Luiz e Marcelão compuseram a equipe Itaberaense que pretendia novamente, a exemplo do ano anterior, passar para a segunda fase dos jogos, mas desta vez fomos surpreendidos pelas fortes equipes de Votorantim e Mairinque por quem fomos derrotados e com a vitória sobre Pilar do Sul; acabamos em terceiro lugar no grupo e ficamos na primeira fase da competição.
Nos jogos de Itapeva em 1999 comemoramos antecipadamente o fato de termos como adversário Itapetininga, Laranjal Paulista e Louveira; acreditávamos superar os dois últimos e fazer um bom confronto frente Itapetininga a quem julgávamos conhecer. Na estreia frente à Louveira nos deparamos com uma equipe alta, muito forte e de altíssimo nível, equipe essa que acabou em terceiro lugar nos jogos, na segunda rodada enfrentamos Itapetininga numa tarde chuvosa no ginásio da Vila Aparecida que precisou de alguns panos no piso da quadra para impedir que as poças de água causassem acidentes nos atletas, fizemos um belíssimo jogo, mas sucumbimos frente a não menos forte equipe de Itapetininga que naqueles jogos sagraram-se campeões derrotando na semifinal Sorocaba e na final a equipe de Bauru, na última rodada derrotamos Laranjal, mas já não tínhamos mais chances de classificação. Contávamos com os reforços de João Luiz, Marcelão e Cipó para compor a equipe que já não contava com alguns componentes itaberaenses dos jogos anteriores.
Para os jogos de São Roque em 2000 fomos totalmente desesperançados, apesar de contarmos com a volta dos nossos grandes valores, tínhamos o reforço do Cipó(Itararé) e João Paulo (nosso e-atleta desde aquela época morando em Guarulhos) estreavam nos jogos Gutão, Luizão e Benito, mas teríamos pela frente Jundiaí e Alumínio que de antemão soubemos que estava muito forte; caímos frente Alumínio num jogo em que a velocidade da equipe sorocabana nos surpreendeu e fomos massacrados pela fortíssima equipe de Jundiaí, impiedosamente.
Já totalmente desfigurada a equipe que contou com o reforço do Samuel que estava muito aquém do desejado no aspecto físico e técnico, além disso, tivemos como grande adversário a concorrência do Handebol que com a necessidade do Daniel, Aloisio, Ricardinho, Rafael, Bruno entre outros de jogar duas partidas no mesmo dia provocou um cansaço e desgaste nos rapazes, mas o que falou mais alto mesmo foi que enfrentamos Capão Bonito e acabamos perdendo para uma equipe de 5 jogadores importados de São Paulo. Nosso outro adversário; Lençóis Paulista não nos deu a menor chance. Acabamos novamente desclassificados dos jogos de Itatiba 2001.
Voltamos para os jogos de 2002 em Itatiba com equipe totalmente renovada, pois alguns jogadores nem puderam comparecer, a concorrência com o Handebol não afetou, mas não fomos capazes de derrotar nosso algoz do ano anterior: Capão Bonito que acabou nos derrotando com cinco jogadores em quadra sendo que nos últimos minutos acabaram com quatro, mesmo assim fomos derrotados e como havíamos perdido para São Roque na primeira rodada voltamos pra casa novamente.
Na fase que antecedeu os jogos os jovens de Itaberá foram vitoriosos nas fases primeiras da Olimpíada Colegial e Jogos da Juventude, mas nos Jogos Regionais de Votorantim 2003, com apenas 7 jogadores comparecemos aos jogos já em fins de um ciclo vitorioso, já não contávamos com os jogadores das campanhas anteriores, equipe com pouca preparação técnica e física, três jogos e três derrotas jogando muito mal e provocando o desencanto dos nossos jogadores que não puderam jogar Handebol e Basquete por imposição do técnico do Handebol.
Em 2004, novamente em Cerquilho, Boituva e Tiete chegamos ao fundo do posso de um ciclo maravilhoso, fizemos a partida final com cinco jogadores, tentando não cometer faltas para irmos até o final dos jogos. Encerramos um ciclo que culminou com o afastamento de sete anos dos jogos.
Nesse meio tempo tivemos um período de três anos completamente sem basquete em Itaberá, no início de 2007 houve uma nova investida, desta vez na escola Maria Tereza onde nos finais de semana começamos a construir uma nova mentalidade esportiva com os jovens daquela escola, trazendo de volta alguns dos veteranos como Luizão, Ricardinho, Benito, Luan, Ravel, Brunão, etc. No início de 2008 retornamos aos treinos no Zincão aos sábados e nos domingos permanecíamos treinando na escola, que nos abriu o espaço para treinos as segundas, quartas e sextas feiras. Como a equipe não se apresentava consistente e muitos não poderiam se ausentar do trabalho, optamos por não ir aos jogos de Itu com o basquete. O trabalho foi novamente interrompido em 2009 e só voltou a acontecer aos sábados no Zincão depois dos jogos Regionais de Itu em 2010.
Jogos Regionais de Itapetininga 2011 reaparecia para o cenário esportivo da região mais uma vez o basquete de Itaberá, com uma equipe completamente renovada tendo como o jogador mais velho o Brunão, e os estreantes Pedrão, Lennon, Yuri, Marcinho, Marcio e Felipe, a equipe pagou o preço da inexperiência sendo derrotada pela velocidade dos contra ataques do time de Alumínio e não resistindo ao poderio da forte Equipe de Itararé que acabou vice-campeão dos Jogos na Segunda Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário